Aconteceu no dia 07 de novembro em Maringá o primeiro meetup organizado pelo DevParaná. Superando a expectativa de público, mais de setenta participantes compareceram ao auditório da Faculdade Cidade Verde para prestigiar as palestras de temas variados. A boa aceitação mostra a carência de eventos do tipo na região.

MeetUp Maringa

Na primeira palestra, Renan Martins Pimentel, desenvolvedor do UOL BoaCompra, contou sua experiência com o Docker e o AZK, apresentando conceitos para que iniciantes possam otimizar sua configuração de ambiente de trabalho e como as empresas podem utilizar as ferramentas para redução de desperdício de tempo e equalização de ambientes. Teve até um live code mostrando como subir um ambiente nodeJS no AZK.

Na sequência, Guilherme Siquinelli, desenvolvedor da Gumga Tecnologia da Informação e fundador da Rockmedia Soluções para a Internet, mostrou como utilizar o AngularJS na integração de web components, aprimorando aplicações web e melhorando a reusabilidade de código de tais aplicações.

A terceira palestra foi de Fábio Rogério SJ, consultor em projetos web e mobile e professor multidisciplinar da UniCesumar, que falou sobre o desenvolvimento de aplicações mobile com o Ionic Framework. Fábio mostrou como a grande diversidade de extensões do Ionic facilita o desenvolvimento de aplicações de médio e pequeno porte e a compatibilidade com diferentes plataformas.

Para encerrar, Fernando Fabrício do Santos, desenvolvedor do UOL BoaCompra, falou sobre testes de software e os motivos de se testar software. Fernando fez um paralelo com outras áreas, mostrando como elas valorizam os testes e deixando no ar a questão do porque a área de desenvolvimento muitas vezes subjulga a importância de tal atividade.

O evento ainda contou com coffee break para que os participantes aprimorassem seu networking e teve o sorteio de brindes, como camisetas e Créditos Go4Gold para aquisição de jogos online. Dado o ótimo feedback dos participantes, um segundo meetup já está previsto para o mês de dezembro. Agradecemos aos que compareceram e esperamos que todos aproveitem a oportunidade de expandir seu conhecimento e melhorar juntos profissionalmente. Fiquem ligados no devparana.org e no Slack para mais informações.