Pessoal no dia 7 de novembro de 2015 foi organizado o primeiro Meetup do grupo FEMUG-CWB (Curitiba e região), pertencente ao BrazilJS. Nesse encontro, apesar de outros eventos ocorridos na mesma data, alcançamos um bom público que ficou interessado em próximos eventos e vai convidar mais pessoas. Apesar do foco do encontro ser front-end, tivemos a participação de muitos desenvolvedores back-end desejosos pelo conhecimento front-end! :D Quanto a programação do evento, ocorreram palestras e um coffe-break onde o pessoal pôde trocar ideia, e realizar aquele famoso networking!

FEMUG-CWB

No início, tivemos o Fernando Moreira, agitador e idealizador do FEMUG-CWB, mostrando como surgiu a ideia do encontro e o porquê de escolher o formato FEMUG, e deixando também os meios de contato do grupo no Facebook, Slack, etc.

Após, tivemos uma palestra empolgante com o mestre Cezar Luiz, analista de sistema pela Universidade Positivo (UP), pós-graduando em Apps Móveis e Computação na Nuvem também pela UP, desenvolvedor front-end na Snowman Labs e co-founder do Helpcar, com o tema “Front-end, do Futuro?” Mostrando as novidades envolvendo HTML5 como o doctype, tags, api’s, inputs e atributos e também imagens retina. Ele comentou sobre css3, pré-processadores, mixins e mais um monte de coisa coisas que eu nem sabia imaginava que o css era capaz! Teve ainda uma boa dose de Javascript, com uma boa relação de utilizar o Javascript puro contra o vício de uso da biblioteca jQuery. Muitos puderam ter o contato com diversas novas api’s disponibilizadas pelo Javascript como geolocation, batery, vibration, entre outras. E o ápice da palestra foi quanto as novidades presentes nas novas especificações do ECMASCRIPT como as constantes, let e Template string. Teve tanta coisa que recomendo olharem a apresentação dele!

Na sequencia o Guilherme Pereira, graduado em Publicidade e Propaganda pela PUPF, pós graduado em Design Centrado no Usuário pela UP e Scrum Master Certificado pela Scrum Alliance como nos mostrou “O papel do front end no mundo ágil” falando um pouco sobre experiências passadas onde trabalhava apenas como WebDesigner adotando o modelo em cascata para o desenvolvimento de sistemas web. Destacou o contraste deste processo com as novas metodologias ágeis e a melhor definição de papéis na equipe, facilitando a comunicação entre às as, geralmente ariscas (designers e programadores back-end). Explicou como a utilização de uma metodologia ágil e suas entregas incrementais afetam cada membro do time e, no final ainda divulgou uma vaga front-end para o grupo Inlog! Empresa para a qual trabalha atualmente.

E por último, mas não menos importante, tivemos uma palestra com o tema “Testes automatizados de Software – Testes com Selenium, Node e TheIntern”, com o mero mortal (esse que vos fala) Matheus Vieira, formado em Sistemas de Informação pela UP, pós-graduando em Engenharia de Software pela Universidade Estácio de Sá, que falou um pouco sobre a história da qualidade de software com alguns fatos importantes no Brasil e no mundo, e um pequeno live coding de como automatizar e tornar eficiente tarefas que tomam um grande tempo se realizadas manualmente.

No live code foi utilizado o selenium para realizar as interações com o navegador, o TheIntern para criar o código Javascript com a lógica da interação e o node para executar o teste criado com o intern. Foi demonstrado um pouco sobre a configuração do TheIntern, como definir os navegadores a serem utilizado utilizados e processos concorrentes.

No coffee-break, todos os participantes tiveram a oportunidade de tirar algumas dúvidas particulares, trocar experiências e divulgar vagas. Mas o mais legal foi poder encontrar o pessoal que já faz parte do Slack e não se conhecia pessoalmente. Teve até pessoas que se conheciam de lugares que já trabalharam e devido a correria do dia-a-dia e os diferente rumos da vida não se encontravam a algum tempo!

Para dezembro outro meetup já está sendo organizado, se você tiver algum assunto que domine e queira realizar uma palestra, envie sua talk para (aqui vai o link para palestra), também estamos com um projeto para a gravação e live codings através de hangouts.

Acesse os nossos canais para mais informações:

SlideShare GitHub Facebook Google Groups

#Update Quer mostrar suas skills em um próximo encontro? Acesse talks

Quer ser o anfitrião de um encontro? Acesse anfitriões

Post originalmente publicado no blog do autor