Neste artigo falaremos um pouco sobre o CakePHP um Framework PHP. Existem diversos Frameworks PHP atualmente : Laravel, Zend, CodeIgniter, Yii e muito mais. Todos eles tem suas particularidades e atendem as necessidades dos usuários. Legal mas o que é um Framework?

Conceito de Framework

Um Framework sendo bem direto é um conjunto de códigos que servem para agilizar/facilitar o desenvolvimento. Ele não faz o trabalho pra você, mas adianta um tanto! Atualmente os frameworks (Maioria) trabalham com um conceito de ORM que nada mais é do que um conjunto de classes preparadas para trabalhar com o Banco de Dados, facilitando os selects, inserts, updates, deletes, joins, etc. Deixando seu código mais elegante, padronizado e de fácil manutenção.

E o CakePHP ?

O CakePHP é um framework de desenvolvimento rápido para PHP, livre e de Código aberto.o Principal objetivo é permitir que você trabalhe de forma estruturada e rápida sem perder a flexibilidade.

O CakePHP tira a monotonia do desenvolvimento web. Fornecendo todas as ferramentas que você precisa para começar programando o que realmente deseja: a lógica específica da sua aplicação. Em vez de reinventar a roda a cada vez que se constrói um novo projeto, faça um clone do CakePHP e inicie sua aplicação.

O CakePHP possui uma equipe de desenvolvedores ativa e uma grande comunidade, trazendo grande valor ao projeto.

Abaixo segue uma pequena lista dos recursos que você poder desfrutar no CakePHP:

Como Começar?

O melhor material sempre é a Documentação, que está disponível sua maior parte em Português, seguindo os tutorias que a mesma fornece e criando os exemplo é um bom começo pra entender a arquitetura do CakePHP.

Site oficial do CakePHP

http://www.cakephp.org

O site oficial do CakePHP é sempre o melhor lugar para visitar. Possui links para ferramentas frequentemente utilizadas para desenvolvedores, screencasts, oportunidades de doações e downloads.

O Cookbook

http://book.cakephp.org

Este manual deverá ser provavelmente o primeiro lugar que você vá para obter respostas. Como acontece com muitos outros projetos de código aberto, temos novas pessoas regularmente. Tente primeiro dar o seu melhor para responder às suas próprias perguntas. As respostas podem vir mais lentas, porem, serão duradouras e também aliviará nossa demanda de suporte. Tanto o manual como a API podem ser consultadas online.

O Bakery

http://bakery.cakephp.org

O CakePHP Bakery é um centro de intercâmbio para todas as coisas sobre o CakePHP. Locais para tutoriais, estudos de casos, exemplos de códigos. Uma vez que você estiver familiarizado com o CakePHP, faça login e compartilhe seus conhecimentos com a comunidade e ganhe fama e fortuna.(sqn)

A API

http://api20.cakephp.org

Direto ao ponto e diretamente dos desenvolvedores do core, a API (Application Programming Interface) do CakePHP é a mais completa documentação acerca dos mínimos detalhes do funcionamento interno do framework.

cleartextStream.address()

Se você sentiu que a informação fornecida na API não é suficiente, verifique o código dos casos de testes fornecido com o CakePHP. Eles podem servir como exemplos práticos de utilização das funcionalidades de uma classe:

lib/Cake/Test/Case

O canal IRC

Canais IRC na rede irc.freenode.net:

Se você está confuso, dê um grito no canal do CakePHP no IRC. Alguém da equipe de desenvolvimento está geralmente lá, especialmente durante o dia para os usuários da América do Norte e Sul. Adoraríamos ouvir de você, se precisar de alguma ajuda, se quiser encontrar usuários por perto ou quiser doar seu novo carro esportivo.

O Google Group

http://groups.google.com/group/cake-php http://groups.google.com/group/cakephp-pt

CakePHP também tem um grupo muito ativo no Google. Pode ser um excelente recurso para encontrar respostas arquivadas, perguntas frequentes, e obter respostas para problemas imediatos.

Comunidade do Facebook

https://www.facebook.com/groups/cakebrasil

Também estamos no Facebook! O CakePHP também tem um grupo bem ativo no Facebok. Sempre tem alguém online com disposição de auxiliar no que for preciso (menos mastigar o código pra você)

Comunidade no Slack

http://slack.cakephpbrasil.com.br/

A comunidade é mais acessível para aqueles programadores que estão sempre online tirando dúvidas e auxiliando os que estão chegando, se tiver uma dúvida também de uma passada por lá! Fica mais fácil de conversar! =)

O que eu tenho pra falar do CakePHP Hoje é isso! Em um próximo artigo trago um exemplo prático para melhor consolidar o que foi visto hoje.